terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Adeus Lênin!

Perdida numa dessas madrugadas, assistindo um filme que foi recomendado, em uma dessas madrugadas! Muito engraçado, triste e emocionante!
O filme retrata o lado oriental da Alemanha e a Queda do Muro de Berlim. O personagem principal, Alexander, desenvolve sua adolescência nesse período. Nesse turbilhão de acontecimentos sua mãe sofre coma, e não vê as mudanças (Queda do Muro e a invasão capaitalista no lado oriental). Quando ela acorda, ele tenta fingir que o comunismo existe e o país ainda está separado, para ela não sofrer um choque e ficar em coma novamente. Vale à pena conferir!

Uma das cenas mais engraçadas é quando estão comemorando o aniversário da mãe de Alex, recém acordada do coma. Os convidados fingindo que o sistema não mudou, que tudo estava como antes, enquanto um pequeno outdoor da nada capitalista Coca Cola é colocado no prédio em frente!

Depois, para explicar esse lado Coca Cola da vida, Alex e seu amigo gravam um vídeo para fazer com que sua mãe acredite que a essa bebida não é 'do mau'!



Mas acho que a cena mais, mais, mais forte é aquela de quando a estátua de Lênin está sendo içada por um helicóptero bem na frente da mãe de Alex. Nossa, é uma cena memorável!


 Enfim, assistam. Antes que eu conte todo o filme, coisa que é bem do meu tipo mesmo!
Disponível para dowload aqui.

- Adeus, Lênin! (Goodbye, Lenin!, Alemanha, 2003)
Direção: Wolfgang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Kathrin Sass, Maria Simon, Chulpan Khamatova
Duração: 121 minutos

Um comentário: