quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MODA e CLASSE

"as mudanças na moda ocorrem como um processo de imitação das elites sociais por parte de seus inferiores sociais" American Journal of Sociology -  George Simmel
hummmm, será mesmo Senhor George? Na sua época sim, mas creio que hoje a classe social está se tornando menos importante na formação da auto-imagem de um indivíduo. Na sociedade ocidental, até 1960 a moda era "de cima para baixo" (do mais rico, para o mais pobre), após 1960 o papel inverteu-se.
Estilos emergem de grupos socioeconômicos inferiores, devido o surgimento de novas tribos, da subcultura, da nova juventude. Perdeu-se então o conceito de "imitação da elite" a classe já perdeu consideravelmente sua importância. Segundo Paul Kingston
"A classe não tem influência significativa sobre uma série de posturas relativas a questões socias, valores e preferências por determinado estilo de vida, nem sobre os vínculos comunitários e a socialização." (Are the classes in the USA)
Eu percebo hoje, uma grande fragmentação de interesses culturais, e essa hipersegmentação isola cada estilo de vida em seu próprio nicho. A moda e diversos tipos de cultura, surgem, emergem, nascem de um conjunto de organizações e redes que interagem e moldam esse conceito de várias maneiras.
Assim como alguns gêneros de música e literatura, os estilos de roupas são significativos para os grupos sociais à que pertencem, mas não são compreendidos para os que estão fora desses contextos sociais.
Pode parecer um pouco contraditório isso, mas não confundam CLASSE, com GRUPOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário