quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Anarquismo e Anarquia

Em resposta aos comentários do post anterior...


"A anarquia é a sociedade organizada sem autoridade, compreendendo-se a
autoridade como a faculdade de impor a própria vontade. Todavia, também
significa o fato inevitável e benéfico de que aquele que melhor compreenda e
saiba fazer uma coisa, consiga fazer aceitar mais facilmente sua opinião, e sirva de guia nesta determinada coisa aos que são menos capazes.
Em nossa opinião, a autoridade não somente não é necessária para a organização social, mas, mais ainda, longe de beneficiá-la vive dela como parasita, impede seu desenvolvimento e extrai vantagens desta organização em benefício especial de uma determinada classe que explora e oprime as demais. Enquanto há harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém deseja e nem tem meios de explorar os demais, não existem traços de autoridade. Quando, ao invés disso, há lutas intestinas e a coletividade se divide em vencedores e vencidos, surge então a autoridade, que é naturalmente usada para a vantagem dos mais fortes e serve para confirmar, perpetuar e fortalecer sua vitória.
"
 Anarquismo e Anarquia
Errico Malatesta


PS: obrigado à todos que comentam, mesmo que aos que não dividem a mesma opinião, mas que tem argumentos e base para defender as suas! Discutir faz parte!

2 comentários:

  1. Mais um texto perfeito.
    A primeira parte, onde é definida Autoridade e demonstrada a necessidade inevitável e benéfica de um “guia”, reflete exatamente o que tentei dizer no meu comentário no post anterior, bem como está de acordo o texto postado no blog do PAC:

    Pensa A Cabeça:
    "Ensinar exige liberdade e autoridade"
    http://t.co/ll7Ker9

    ResponderExcluir
  2. sim, lembrei desse techo do texto que define a Autoridade devido à comentários no post anterior.
    O texto "Ensinar exige liberdade e autoridade" do blog do PAC é leitura indispensável, uma vez que esclarece muitos pontos que já foram citados aqui.

    ResponderExcluir