terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


Bertolt Brecht

7 comentários:

  1. Não devemos esquecer que neste tipo de analfabetismo também existe o dito "analfabeto funcional": aquele que cumpre seu dever cívico votando, se informando no noticiário político e até participando de alguns projetos político-sociais, digamos "modinha" para terminar de cumprir sua função social e ainda tira onde de pseudo-intelectual, mas na verdade é só mais um ser manipulado pela elite dominante, domesticado e alienado pela ideologia mentirosa que mascara a verdade por conta da limitação do pensamento crítico!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fazer o que. Esse tipo de politica vem acontecendo no Brasil desde sua colonização, e foi absorvido de uma maneira tão forte no povo brasileiro que cria o cenario perfeito para politicas populistas, ptistas e o caralho a 4. Sou a favor do voto facultativo, deixando a politica livre para sómente pessoas que querem e sabem no que tão votando participarem. Mas as pessoas continuam insistindo numa falsa democracia forçada onde todo são obrigados a participar de "tudo" :/

    ResponderExcluir
  4. "Não há o que fazer" é um discurso acomodado que não posso aceitar.

    (Paulo Freire)

    ResponderExcluir
  5. Este texto pode ser pertinente a discussão.

    "Manifesto Contra a Democracia"
    http://t.co/tKBPfXB

    ResponderExcluir
  6. Comentários muito enriquecedores! Realmente o texto faz uma ligação com o Manifesto... Se não tiver problemas para vocês, eu posso publicar o texto no meu blog? Com os devidos créditos, claro!

    ResponderExcluir