segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tina Modotti

Assistindo o (diga-se de passagem) belíssimo filme Frida Kahlo de Julie Taymor, redescobri Tina Modotti, fotógrafa italiana, modelo, atriz e ativista política revolucionária. 
Ela foi amiga do casal, Frida e Diego Rivera, há quem diga que os dois foram apresentados por ela, mas enfim... que importa? 
Sua obra como fotógrafa pode der dividida em duas fases: "Romântica" e "Revolucionária". A fase romântica... bem, foi a fase romântica! O que importa é que na sua segunda fase, Tina colocou  sua arte à serviço da política revolucionária, retratou a injustiça social, fotografando trabalhadores, comícios políticos e pessoas pobres.
Como resultado da campanha anti-comunista no México, Modotti foi expulsa do país em fevereiro de 1930. O governo italiano fez esforços para extraditá-la como uma subversiva, mas com a assistência de ativistas da Ajuda Vermelha Internacional, ela conseguiu evadir a polícia fascista. Ela aparentemente intencionava entrar clandestinamente na Itália e juntar-se a resistência anti-fascista. Contudo, como resposta a situação política da Alemanha que se deteriorava e seus próprios recursos esgotando-se, ela seguiu o conselho de Vittorio Vidali (seu grande amigo) e mudou-se para Moscou em 1931. 
Após 1931, Modotti já não fotografava. Durante os próximos anos ela dedicou-se a várias missões em favor da Ajuda Internacional aos Trabalhadores e ao Comintern (Terceira Internacional ou Nacional Comunista) na Europa. Quando a guerra Civil Espanhola eclodiu em 1936, Vidali (então conhecido como "Comandante Carlos") e Modotti deixaram Moscou com destino a Espanha, onde Tina morou até 1939.  Em abril de 1939, seguindo o colapso do movimento republicano na Espanha, Modotti deixou o país com Vidali e retornou ao México usando um nome falso.
Em 1942, Modotti sofreu um ataque cardíaco fulminante, que foi visto por alguns como circunstâncias suspeitas. 
Após ouvir sobre sua morte, Diego Rivera sugeriu que Vidali seria o culpado. Modotti "saberia demais" sobre as atividades de Vidali na Espanha, as quais incluía rumores de mais de 400 execuções. 
Seu túmulo está no vasto panteão de Dolores na Cidade do México. O poeta Pablo Neruda(coincidendemente postei 2  poesias dele essa semana) compôs o epitáfio de Tina Modotti, parte do qual ainda pode ser lida de sua lápide, a qual também inclui um retrato de Modotti em relevo esculpido por Leopoldo Méndez.

Pura sua gentil alma, pura sua frágil vida,
abelhas, sombras, fogo, neve, silêncio e espuma,
combinados com aço e fio e pólen a fazer seu firme
e delicado ser. (Pablo Neruda)
eu amo essa, demais *------*

Nenhum comentário:

Postar um comentário