quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Abbey Road

Este éfoi o último álbum gravado pelos Beatles e seu penúltimo lançamento. Isso porque Let it Be foi gravado em janeiro de 1969.
Dos tempos selvagens de Hamburgo e da loucura da beatlemania, o salto foi grande, e o que já vinha ocorrendo desde Rubber Soul,o álbum mostra muita maturidade musical e canções finamente elaboradas e executadas, que apesar da imensa tensão existente, não tirava o brilho das músicas, que continuavam “afiadas e ousadas”. As discordâncias foram potencializadas por várias ocorrências. Um acidente de carro na Escócia com John e Yoko grávida, tiraram John de várias sessões de gravação. Mas quando voltou para o estúdio estava alegre e de bom humor.... é, na verdade máomenos, mas enfim, o clima estava um pouco tenso.


 A logomarca da Apple foi inspirada na obra do pintor surrealista belga René Magritte (1898 – 1967). Como isso aconteceu ? Paul MacCartney contou em entrevista que havia dito ao seu amigo e galerista Robert Fraser, que amava Magritte e seu grande senso de humor. Um dia, Robert deixou sobre a mesa de Paul (que estava no jardim filmando alguns takes junto com os outros e não quis incomodá-los), uma pequena obra que era uma maçã com uma frase escrita “Au revoir”.

“Le jeu de mourre”,  título da obra, é um óleo sobre tela de 1966, 30×40 cm, inexplicavelmente barata para a época. Acharam que a obra tinha um conceito muito interessante e tornou-se inspiração para o logo. Então decidiram cortá-la na metade para o lado B. Apareceu pela 1ª vez no Sgt. Pepper’s, de 1967, ano da morte de Magritte.
O álbum tem momentos brilhantes como Come Together, música de maior impacto, composta por John a pedido de Timothy Leary, que a usaria em sua campanha para governador da Califórnia, contra Ronald Reagan. Não usou. Reagan contra atacaria dizendo que seu adversário era usuário de drogas, etc. Ian MacDonald, em seu “Revolution in the Head ” diz, em Come Together, que “o preâmbulo pessoal é lançado na esfera pública e elevado ao nível de (anti) ideologia: uma chamada para libertar a imaginação e, pela montagem de uma linguagem livre, desintrincheirar da rigidez emocional e política. A canção continua um tema consistente no trabalho de Lennon, desde I Am The Walrus  - em parte originada em seu LSD e em parte embebida na atmosfera contracultural da anarquia anti-elitista como definida por eruditos como Marshall McLuhan, Arthur Janov, R.D. Laing e Herbert Marcuse. O arquétipo de anti-políticas contracultural como apresentadas em Come Together estava no espírito rebelde da sabedoria hippie: o guru atordoante/shamã espelhado em Timothy Leary, Ken Kesey, o personagem fictício Don Juan de Carlos Castañeda e figuras como o Mulá Nasruddin e os mestres Zen do Oriente”.

A capa de Abbey Road foi idéia de Paul e o design gráfico do diretor de arte da Apple,  Kosh. A foto é de Iain Mcmillan, e levou cerca de 10 minutos para ser feita, em 8 de agosto de 1969, as 10 : 35 hs am. É uma das imagens mais famosas de todos os tempos e uma das mais copiadas.
Mas essa história fica para outro post!











3 comentários:

  1. Até que é bom esse albinho dessa bandinha!
    Mas sou mais o Sargent Peppers. Hehha

    ResponderExcluir
  2. bandinha underground... albinho humilde, postei só por caridade u_u
    ahhaha
    mas eu tenho que concordar... Sgt. Pepper's é o melhor!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí: O melhor!
    O Sargent é obra-prima-de-arte.

    ResponderExcluir